Marcadores ( clique nas opções e escolha o que você quer ver)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

QUANDO A TEMPESTADE PASSAR : Poesia



Quando a tempestade passar,

as estradas se amansarem,
E formos sobreviventes
de um naufrágio coletivo.
Com o coração choroso
e o destino abençoado
Nós nos sentiremos bem-aventurados
Só por estarmos vivos.
E nós daremos um abraço
Ao primeiro desconhecido
E elogiaremos a sorte
de manter um amigo.
E aí nós vamos lembrar
Tudo aquilo que perdemos
e de uma vez aprenderemos
tudo o que não aprendemos.
Não teremos mais inveja
pois todos sofreram.
Não teremos mais o coração endurecido
Seremos todos mais compassivos.
Valerá mais o que é de todos do
que o que eu nunca consegui.
Seremos mais generosos
E muito mais comprometidos
Nós entenderemos o quão frágil somos, e o que
significa estar vivo!
Vamos suar empatia
por quem está e por quem se foi.
Sentiremos falta do velho
que pedia esmola no mercado,
que nós nunca soubemos o nome dele
e sempre esteve ao nosso lado.
E talvez o velho pobre
Era Deus disfarçado...
Mas você nunca perguntou o nome dele
Porque estava com pressa...
E tudo será milagre!
E tudo será um legado
E a vida que ganhamos será respeitada!
Quando a tempestade passar
Eu te peço Deus, com tristeza
Que você nos torne melhores.
como você nos sonhou.
(K. O ' Meara - Poema escrito durante a epidemia de peste em 1800)

Um texto que se encaixa perfeitamente nos tempos em que vivemos.
Só não acredito que isso tudo tornará os seres humanos melhores, muito pelo contrário, a pandemia anda desmascarando muita gente.
Conseguimos identificar claramente os amigos verdadeiros.
Aqueles que perdem um tempinho para saber da gente.
Custa tão pouco:
Um e-mail, um telefonema...
Os que se lembraram de mim estarão para sempre no meu coração.
Nenhum ano nos ensinou tanto quanto este.
Não pode existir o abraço, mas pode existir uma palavra de carinho e consolo...
A vida vai nos mostrando e ensinando...
O meu desprezo por aqueles que não têm apreço pela vida do próximo.
O meu desprezo por aqueles que torceram pela imunidade de rebanho.
O meu desprezo por aqueles que desviaram os recursos destinados ao combate à pandemia.
O meu desprezo por aquele que acham que é só uma "gripezinha."
O meu desprezo por aqueles que se mostraram insensíveis a dor de um povo.
O meu desprezo por aqueles que promovem aglomerações e dispensam o uso de máscara.
O meu desprezo por aquele que promove motociatas pelo pais como se comemorasse a perda de quase 500 mil vidas.
Desprezo por aquele que defende o indefensável.

2 comentários:

OS CAÍDOS

OS CAÍDOS
Levante todos os caídos ao seu redor. Você não sabe onde seus pés tropeçarão. André Luís

SOMOS TODOS VIAJANTES

SOMOS TODOS  VIAJANTES